terça-feira, 9 de março de 2010

Games Sociais

Quando aceitei o convite de uma aluna para participar da “Fazendinha”, não tinha idéia que estaria jogando com cerca de 70 milhões de pessoas.
Farmville ou Fazendinha é um jogo desenvolvido pela Zynga Games para ser jogado quando se está logado no Facebook. É preciso ter uma conta (gratuita) na rede social para poder acessá-lo. O jogo foi lançado em 19 de junho de 2009, e desde então se tornou uma febre entre os internautas.
Os jogadores dedicam cada vez mais tempo plantando legumes, ordenhando vaquinhas por puro passatempo. A relação com o jogo chega a ser afetiva. “Você se sente cuidando de algo todo dia, tudo depende de você.”
Durante as minhas férias foi comum ver famílias em conflito por causa da insistência dos filhos em ficarem na lan house e não aproveitarem a praia, piscina ou as atividades monitoradas. A justificativa para ficarem horas em frente ao computador era a colheita, que se não for feita na hora certa, as espécies apodrecem.
Tenho alguns alunos que confessam acordarem às 4h da manhã para fazerem a colheita antes de virem para a escola.
Vale lembrar que uma parte do game é paga, assim para evoluir mais no jogo você terá que comprar dinheiro virtual, vendido por dinheiro real.
Outra maneira de aumentar o crescimento e o rendimento das fazendas é convidar vizinhos para a sua rede. Este é outro atrativo, porque você compete e colabora com outras pessoas. O jogo deixa de ser solitário porque estão todos juntos interagindo.
Para competir com o Facebook, o Orkut (mais conhecido no Brasil) lançou o game Colheita Feliz cujo diferencial é que você pode invadir a fazenda de seus amigos e roubar frutos que eles plantaram ou pode ajudá-los a manter a plantação livre de praga.
Tanto um quanto outro são altamente viciantes a ponto de mudarem a rotina de muitas famílias.
Estamos diante de um fenômeno cultural e a minha dúvida é até onde iremos chegar?

Um comentário: