domingo, 4 de outubro de 2009

Dia do Professor

O meu presente deste ano chegou mais cedo.
Dia 03/10, sábado (reposição de aula), com a intenção de fazer uma aula diferente, mas que não fugisse do conteúdo, orientei os meus alunos na construção de um teodolito caseiro.
O objetivo principal era relacionar a teoria da trigonometria no triângulo retângulo com a prática.
Todos construiram o instrumento e calcularam alturas de postes, árvores, etc.
Isto estava previsto, mas eu não contava com tanto entusiasmo, respeito e carinho durante toda a experiência.
Muitos disseram que foram à escola, neste dia, só por causa da minha aula.
Estavam felizes e curiosos para manusearem o aparelho e constatarem a sua precisão.
Enquanto eles procuravam o que iam medir, eu os seguia discretamente para fotografá-los.
Uma alegria imensa foi tomando conta de mim. Todos estavam participando, queriam que eu ficasse junto observando o desempenho de cada um.
Até "aquele" que não gosta de números estava envolvido nas medidas de ângulos e comprimentos.
O que foi importante para eles?
Talvez a aula ao ar livre, talvez as medições com o teodolito, talvez a relação entre a teoria e a prática, ou talvez perceberem que a Matemática pode ser prazerosa.
O que foi importante para mim?
Mais do que o processo de aprendizagem, foi o respeito, a colaboração, o entusiasmo, o carinho pelo trabalho, pelos colegas e por mim.
Foi um sábado muito especial!
Esta participação espontânea é o melhor presente que um professor pode ganhar.
Obrigada por todo o carinho!
Amo muito todos vocês!

3 comentários:

  1. *-*, feliz dia dos professores adiantado celia !,adorei a aula e o post! brigada :D

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para a Profª Célia e aos alunos!!!

    Estes momentos nos trazem a certeza que estamos no caminho certo.

    Andréia
    Coord. Pedagógica

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Celinha seu blog está lindoooooooooooooooo Beijos Vera

    ResponderExcluir