domingo, 9 de agosto de 2009

Numerati X 1984

Acabei de ler o livro Numerati, de Stephen Baker, e desde as suas primeiras páginas comecei a lembrar do livro 1984, de George Orwell, que foi publicado pela primeira vez em 1949.
Numerati é realidade, enquanto 1984 é ficção.
Impressionante a imaginação futurista de George Orwell e a pesquisa realista de Stephen Baker.
Numerati = membros de uma elite da ciência da computação da matemática focados em analisar todos os passos em busca de padrões de comportamento que possam prever o que queremos comprar, em quem vamos votar, por quem vamos nos apaixonar, quais doenças teremos...
Somos "observados" quando usamos nossos celulares, cartões de crédito e internet.
Através destas observações eles sabem de onde viemos, o que compramos, quanto gastamos, quais anúncios vemos, com quem falamos, etc.
Fazemos parte de um dossiê digital.
Esta vigilância me faz lembrar o Big Brother.
Big Brother (Grande Irmão) apareceu pela primeira vez no livro 1984, que mostra um Estado vigiado pela Polícia do Pensamento que tem por objetivo controlar as pessoas e impedir que expressem qualquer opinião contrária ao sistema político.
A vigilância presente nos dois livros se faz diferente porque no Numerati o objetivo maior é facilitar a vida dos indivíduos.
É interessante perceber como todas as áreas da atividade humana oferecem dados que podem ser armazenados, cruzados e exaustivamente analisados em busca de informações que políticos, profissionais de marketing, comerciantes, médicos ou instituições podem usar para tornar as suas atividades mais eficazes.
Estamos vivendo num ambiente repleto de recursos inovadores que só facilitam o dia-a-dia.
Acho que estamos entrando na Era Jetsons (Desenho criado em 1962 por Joe Barbera e Bill Hanna), mas isso já é uma outra história...





Nenhum comentário:

Postar um comentário